close
Reflexão

O vazio que faz bem

Eu posso apostar que você leitor está vivendo numa constante miríade de informações, responsabilidades e relacionamentos. E todas essas coisas provavelmente estão a 120 km/h. Mas eu tenho certeza que não é só você que passa por isso, é muita gente passando por essa situação, incluindo eu mesma. 

Viver assim, em pressão constante por todos os lados, nos acarreta uma série de problemas: não é à toa que a depressão e a ansiedade são os males do século XXI. E é por isso que constantemente temos a necessidade vital de momentos de pausa para respirar.

É bem verdade que o mundo não vai desacelerar só para que você pare um pouco para organizar as ideias e ter fôlego para continuar nessa velocidade maluca que nossa sociedade exige. Mas é importante lembrar que a pausa é necessária para que tudo, absolutamente tudo funcione. Porque é assim que as coisas ficam em equilíbrio. Para entender melhor por que a pausa é tão importante, vou trazer aqui um conceito bastante interessante da cultura japonesa, o Ma.

O Conceito de Ma

O Ma, segundo o blog Coisas do Japão, é uma das leituras do ideograma 間, portão/portal/porta ( 門 ) e sol ( 日 ). Quando pensamos em uma porta, normalmente o que vem em nossa mente é a imagem do objeto. Mas a questão é ir além. O que faz da porta ser uma porta? A resposta é: o espaço vazio. 

A função do Sol — sem entrarmos na questão científica — é aquecer e iluminar o mundo. A junção dos dois ideogramas sugere um tempo-espaço para observar o que o sol ilumina. Em outras palavras, o Ma é um espaço vazio, uma pausa, um intervalo de contemplação que dá um sentido mais pleno para a quarta dimensão, o tempo.

E este conceito está presente em diversas outras expressões se pararmos para pensar. Para entender melhor, li este artigo da arquiteta Michiko Okano, onde ela diz que essa estética distinta, “implica a valorização, por exemplo, do espaço branco não desenhado no papel, do tempo de não ação de uma dança, do silêncio do tempo musical, bem como dos espaços que se situam na intermediação do interno e externo, do público e do privado, do divino e do profano ou dos tempos que habitam o passado e o presente, a vida e a morte”.

Um tempo atrás, assisti a um vídeo que fala justamente de como o cineasta japonês Hayao Miyazaki, utiliza do conceito de Ma em suas obras. Como ele introduz, por exemplo, pausas pontuais na narrativa de suas animações, de forma tal que o espectador se torna um observador.

Imagem icônica da animação ‘Meu Vizinho Totoro’, em mais um exemplo de Ma. (Reprodução)

Caso você não conheça, recomendo assistir aos filmes “A Viagem de Chihiro”, “Vidas ao Vento”, “O Castelo Animado”, entre muitas outras animações do Studio Ghibli, responsável por implementar essa característica única, peculiar e maravilhosa, eu posso dizer.

Fique “de altas!”

O Ma representa um intervalo ou um vazio necessário. É um momento de reflexão, compreensão e preparação. Ele pode estar nas pausas das conversas e no nosso jeito de encarar os hiatos da vida.

Então, pare.

O poder de fazer uma pausa tem sido muito investigado. Pausas não apenas promovem o relaxamento, mas também refrescam e reenergizam por horas. Ter tempo para ficar calmo e quieto dá ao seu sistema nervoso a chance de recuperar o equilíbrio.

Tony Schwartz, autor do livro The Energy Project, afirma que “os seres humanos têm melhor desempenho e são mais produtivos quando se alternam entre períodos de foco intenso e renovação intermitente”. Então é de extrema importância fazer pausas pontuais quando tudo é correria. Preste atenção nos entremeios, porque faz bem esse intervalo entre ocupações. Porque essa pausa é o vazio que faz bem.

Tags : Hayao MiyazakijapãomapausaStudio Ghibli
Marcella Oliveira

The author Marcella Oliveira

Formada em Publicidade, Marcella caiu de paraquedas no Jornalismo e acabou se apaixonando por ouvir e contar histórias. É uma seriadora assídua e uma gamer de araque (prefere assistir a jogar). Almeja dar a volta ao mundo, mas antes quer desbravar esse "Brasilzão de meu Deus".

Leave a Response