close
Crônica

Umbiguismo

Umbiguismo. O perigo de estar sempre usando antolhos e achar ruim quando te comparam a um cavalo. Porque o egoísmo emburrece, é um dos caminhos para a hipocrisia e para a alienação. Debruçar sobre o umbiguismo pode ser um dos caminhos para entender o fenômeno do adulto infantilizado, já que não li Piaget a ponto de saber se ele escreveu um capítulo sobre o tema.

Pois bem. É só ir à seção de brinquedos de uma loja para ver o embrião: crianças de sete anos de idade. Estão lá, agarradas ao novo e igual Ben 10, esparramadas no chão e berrando. Ou sentadas de pernas, bocas e vestidinhos abertos diante da casinha de bonecas rosa. Berrando. Fácil entender que ouviram um não. É só contrariar uma criança e um adulto mimado para que eles fiquem irritados, chorosos. Umbiguistas.

Adultos infantis não têm um pingo de alteridade no corpo e vão porque vão procurar colinhos confortáveis para seu egocentrismo. O pior é que sempre acham, se agarram a qualquer cafuné como a criança se agarra ao Ben 10. Contentam-se com pouca firula para sustentar algo que é pesado até para um burro de carga.

Só que a realidade não é nossa mãe. Ela é a cobra que oferece a fruta e pergunta: cê manja de metáforas, né?

É de dar dó.

Tags : cotidianocrônicaegoísmopolíticasociedade
Marcos Marciano

The author Marcos Marciano

Marcos Marciano é um ser humano amador. Formou-se em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais, lê livros por esporte e escreve por falta de vergonha na cara. Ainda não sabe por que a Débora resolveu se casar com ele.

Leave a Response