close
Reflexão

Pó de estrela, o universo e teorias sobre a vida…

Se existe algo que prende a minha atenção, com toda a certeza, é qualquer coisa relacionada à Astronomia. Acho que deve ser algo de sangue — afinal, tenho Marciano em meu sobrenome.

Piadas à parte, acredito que todos nós que ficamos intrigados com esse assunto temos a mesma sede de respostas que físicos e astrônomos têm. Mas ao contrário dos leigos, eles estão quebrando a cabeça com contas e teorias neste exato momento para encontrar tais respostas. Como surgiu o universo? Existem outro universos além do que conhecemos? Há vida fora da Terra?

Contatos com extraterrestres?

Às vezes me pego olhando para cima, seja de dia ou de noite, e fico pensando na imensidão do cosmos… me fascina pensar que somos resultado de pó de estrela. Não somente nós seres humanos, mas tudo o que existe no universo. Carl Sagan, uma das personalidades mais importantes no mundo astronômico, foi quem popularizou essa história de sermos feitos de pó de estrelas. Este artigo da equipe da SDDS-III APOGEE, consegue explicar melhor o que Sagan quis dizer.

Foi também ideia de Sagan criarmos uma espécie de mensagem na garrafa a ser enviada para o espaço, com a finalidade de nos apresentarmos aos irmãos extraterrestres, chamada Mensagem de Arecibo. Para tanto, em 1974, uma transmissão de rádio feita por Sagan e parte de sua equipe no projeto SETI (sigla em inglês para Search for Extraterrestrial Intelligence, que significa Busca por Inteligência Extraterrestre), foi enviada para o espaço através de ondas de rádio, em direção a um aglomerado de estrelas a cerca de 25.000 anos-luz de distância da Terra.

De acordo com esta matéria da revista Exame, a Arecibo continha a localização e detalhes de nosso planeta, informações sobre os seres humanos e princípios fundamentais da matemática e da ciência. Tudo isso resumido em 1679 impulsos de código binário que levaram três minutos para serem transmitidos na frequência de 2380 MHz, na esperança de que alguma vida inteligente possa decifrar nosso recado.

E desde então, entre fatos e teorias, nós seres humanos mesmo que a passos pequenos seguimos avançando nas descobertas sobre o universo. Com o lançamento de sondas e satélites na vastidão do universo — como a Cassini —, conseguimos informações preciosas sobre outras galáxias e detalhes dos outros planetas. Enfim chegamos a Marte, temos as primeiras imagens de Plutão e conseguimos descobrir que existe a real possibilidade de vida extraterrestre, com a existência de água líquida e sólida fora do Sistema Solar. E isso é fantástico!

https://www.youtube.com/watch?v=g1fPhhTT2Oo

A grande nova conquista foi a primeira imagem de um buraco negro. Este feito foi resultado da junção de sinais de oito telescópios espalhados ao redor do globo. Vale ressaltar que um dos membros da equipe responsável pela imagem e por sua divulgação é a cientista brasileira Lia Medeiros.

Multiverso e teorias sobre a vida

Batizada de “Hubble Ultra Deep Field”, a imagem, de 2004, representa o retrato mais profundo do universo visível já alcançado pela humanidade. ( ESA/S. Beckwith (STScI)/HUDF Team/NASA )

Dentre as teorias que mais me identifico, está a do Multiverso. Um dos últimos estudos deixados pelo saudoso físico Stephen Hawking. Ele morreu no ano passado, deixando um enorme legado de descobertas e teorias. A Teoria do Multiverso, fruto dos esforços de Hawking e do cientista Thomas Hertog, diz que existem outros universos além deste em que vivemos.

Particularmente, tenho a minha própria teoria de multiversos. Nela eu misturo ciência e algo de espiritualidade. Gosto de pensar que seja uma teoria verossímil. Então, caro leitor, se você chegou até aqui e achar que a partir de agora isso já passou do nível de normalidade, já peço perdão de antemão por tamanho devaneio.

Eu penso que quando morremos, não desaparecemos de vez. Penso que nossa alma ou nosso inconsciente (ou o que quer que seja o que nos faz humanos), se teletransporta de alguma forma para um outro universo, um dos infinitos universos existentes. E nesses outros universos vivemos nossa vida de infinitas formas, semelhantes a essa que estamos vivendo agora ou completamente diferentes. Daí a explicação para nossos déjà vu. E isso acontece infinitas vezes, nos infinitos universos que existem… daí o multiverso.

Como disse Carl Sagan em seu livro O Mundo Assombrado Pelos Demônios,

“a ciência não é só compatível com a espiritualidade; é uma profunda fonte de espiritualidade. Quando reconhecemos nosso lugar na imensidão de anos-luz e no transcorrer das eras, quando compreendemos a complexidade, a beleza e a sutileza da vida, então o sentimento sublime, misto de júbilo e humildade, é certamente espiritual”.

Tags : astronomiaciênciateorias
Marcella Oliveira

The author Marcella Oliveira

Formada em Publicidade, Marcella caiu de paraquedas no Jornalismo e acabou se apaixonando por ouvir e contar histórias. É uma seriadora assídua e uma gamer de araque (prefere assistir a jogar). Almeja dar a volta ao mundo, mas antes quer desbravar esse "Brasilzão de meu Deus".

Leave a Response