close
Reflexão

O que um bolo de cenoura diz sobre sua vida

Estou começando 2021 com expectativas bem moderadas e refletindo sobre como a gente pode viver melhor. Uma das coisas que acredito muito sobre uma vida boa é que ela seja equilibrada. Nesse texto (baseado em um vídeo do meu canal do YouTube) quero te mostrar de uma forma leve como isso faz diferença.

A maneira mais didática que encontrei para explicar por que é tão importante que cada coisa tenha seu devido espaço em nossas vidas foi fazer a analogia com um bolo de cenoura. Calma! Logo você vai entender! A propósito, o bolo de cenoura com chocolate é o meu preferido! Mas agora eu vou dar alguns passos para trás para explicar. Vem comigo.

Existem pessoas — elas podem ser seu amigo, sua mãe, seu irmão, ou… você! — que têm a tendência de sobrecarregar uma área da vida para compensar outra que fica em falta. Explico melhor com exemplos:

  • Alguém que só vive pelos filhos;
  • Alguém que enfia a cara em trabalho;
  • Gente que mete a cara, ou melhor, o cartão de crédito, em compras infinitas;
  • Tem a pessoa viciada em academia ou exercício físico;
  • Gente que é “neurada” com aparência;
  • Uma pessoa que só vive pelo relacionamento amoroso;
  • Ainda temos o exemplo do fanático religioso, entre outros.

Falei de alguns excessos em algumas áreas que podem estar escondendo faltas em outras. Buscar algo de modo desenfreado muitas vezes tem a ver com não olhar para a falta que outra coisa faz. Isso me traz de volta ao bolo de cenoura para o qual você vai precisar dos seguintes ingredientes (continua aqui comigo, porque logo mais tudo vai fazer sentido e de quebra você sai com uma receitinha delícia de bolo de cenoura!):

MASSA:

1/2 xícara (chá) de óleo

3 cenouras médias raladas

4 ovos

2 xícaras (chá) de açúcar

2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo

1 colher (sopa) de fermento em pó

COBERTURA DE CHOCOLATE:

1 colher (sopa) de manteiga

3 colheres (sopa) de chocolate em pó

1 xícara (chá) de açúcar

1 xícara (chá) de leite

Agora me conta uma coisa: se você não tem os 4 ovos que a receita pede (você só tem 1), adianta colocar 3 cenouras a mais para compensar a falta dos ovos? Faltou açúcar, dá para substituir pelo sal que encontrou lá na sua cozinha? Acho que você já sabe a resposta, né? Mas eu vou confirmá-la mesmo assim: não, não dá para fazer essas substituições malucas!

O que dá para fazer é deixar o bolo sem cobertura de chocolate. Vai ser um bolo mais sem graça, mas ainda vai ter gosto de bolo de cenoura, não vai ser aquela coisa horrenda, resultado das compensações bizarras que não têm nada a ver.

“Tá, Débora, mas e o que o bolo de cenoura tem a ver com a minha vida?” Tem a ver que você pode pensar que o bolo é como se fosse a sua vida. Para ser um bolo gostoso, ele precisa de todos os ingredientes na proporção correta. E quanto melhor for a qualidade dos ingredientes, do seu forno, e quanto mais experiência você tiver, melhor seu bolo vai ficar. Para que a sua vida seja boa, depende de você, dos seus recursos e depende do ambiente ao seu redor e de um bocado de sorte também, mas você tem muita responsabilidade em viver bem, não pense que não! Fazer as substituições malucas de ingredientes desse bolo vai fazer com que ele fique incompleto ou intragável.

Então, o que te sugiro é focar no equilíbrio das coisas. Como eu disse, se está faltando ovo não adianta compensar colocando mais cenoura. Você precisa dar um jeito de arrumar ovos ou talvez tentar fazer meia receita, se der. Você quer uma dica prática do que fazer? Pega a receita do bolo de cenoura e começa a substituir os ingredientes por itens da sua vida. Não precisa ser literal e colocar quantidade, porque não vai dar para fazer dessa forma, mas coloca o que é importante ter na sua vida e, no que fizer sentido, você pode colocar algumas quantidades ou limites. Por exemplo: você pode incluir áreas como trabalho, família, amigos, estudo ou conhecimento, lazer… No trabalho você pode limitar que vai trabalhar no máximo por 8 horas diárias. Ou menos que isso. Enfim. A receita é sua, mas precisa conter tudo que é importante em um equilíbrio que funcione bem para você, que mantenha sua saúde física e mental em dia.

E acho que o bolo dá espaço para mais uma analogia. Eu falei no início do texto que meu bolo preferido é o bolo de cenoura. Talvez o seu seja de laranja. Ou pode ser que você não goste de bolo, que prefira pudim. Isso reforça o que eu acabei de falar: a receita é sua, vai conter as coisas que são importantes na sua vida. Quer exemplo prático? Eu não tenho carro. Eu nem sei dirigir. Isso definitivamente não é importante na minha vida e nem faz sentido com o estilo de vida que eu escolhi e criei para mim. Mas eu tenho certeza que muitas pessoas que podem ler esse texto têm carteira de motorista, gostam de dirigir, têm ou dividem um carro com alguém… E tudo certo em relação a isso! A minha vida é só UMA forma de viver! Mas é a melhor forma que funciona para mim. Quando a gente bota confiança nessas ideias, viver se torna algo bem mais autêntico, muito mais pessoal.

Eu espero que você tenha entendido como um bolo de cenoura pode ser um ponto de partida para repensar a sua vida! E espero muito também que você esteja investindo nas diferentes áreas que são importantes, porque isso é algo que ajuda muito a não só ter uma vida significativa, mas também uma vida independente, livre e autêntica.

Tags : boloorganizaçãopsicologiareflexãovida
Débora Lopes

The author Débora Lopes

A profissão oficial é psicóloga, mas faz um monte de coisas. Devoradora de livros, maratonista de seriados, mãe de cachorro... Débora é uma jovem idosa que jamais recusa um café com os amigos. Ama viajar, especialmente para lugares frios.

Leave a Response